Os Beatles já estiveram na Índia

Eu não sou beatlemaníaco mas sempre curti o famoso quarteto de Liverpool. E quem não gosta não é mesmo!? Ainda quando eu estava me preparando para a minha viagem à Índia eu lembrei desta história, que eles haviam ficado por lá um tempo e compuseram quase 50 canções. Praticamente todo o repertório do famoso Álbum Branco.

George, John, Ringo Starr e Paul McCartney estiveram lá em fevereiro de 1968. Foram estudar e aprender meditação transcendental com o mestre Maharishi Mahesh Yogi, em seu Ashram, centro de estudos e meditação, à beira do Himalaia e do sagrado rio Ganges.

Rishikesh é uma cidade agradável e que está localizada ao norte da Índia. Foge um pouco daquela loucura de trânsito, tuk-tuks e muitas, muitas pessoas para todos os lados. Não que não seja bastante movimentada também, mas posso posso dizer que é bem mais tranquila que Nova Délhi por exemplo.

2017-11-14 11.50.26.jpg

A cidade se auto intitula a capital mundial do yoga. Milhares de praticantes ficam por lá dias, meses e até um ano ou mais para se dedicar à prática do yoga, da medicina ayurvédica entre outros estudos.

Ainda tem a famosa ponte pênsil Lakshman Jhula, que liga uma ponta a outra da cidade.
Lá passa vaca, motos, macacos e muita muita gente! Apesar da idade, (tem 87 anos) a ponte tem uma estrutura muito boa! Eu não senti nem balançar!

Para quem quer arriscar um mergulho ou simplesmente molhar os pés, ainda tem o Rio Ganges limpinho e bem geladinho. A cidade é estritamente vegetariana. Em alguns restaurantes não é possível encontrar nem refrigerante.

2017-11-16 12.27.25

A presença dos Beatles, em 1968, deu muita visibilidade à Rishikesh. Eu gravei até um vídeo no Ashram onde eles estiveram hospedados. O link do video está no final deste texto.

O que eu achei mais engraçado é que não existe praticamente nenhuma sinalização do ashram. Você não vê placas, avisos, nem tão pouco indicações. Para não dizer que não vi nenhuma, a poucos metros do ashram, uns 200 metros talvez, existe um pequeno café e na parede pintada com um “The last chance”.

2017-11-14 11.52.08

O ashram hoje está completamente em ruínas. Ao chegar, vi um pequeno guichê, também sem sinalização alguma e quase caindo aos pedaços. Um garoto estava realizando os recebimentos. Ainda tentei pechinchar com ele, mas não obtive sucesso.

A abertura pública do local aconteceu no dia 08 de Dezembro de 2015, mas antes disso fãs e curiosos tinham ou que pular os muros ou subornar os guardas. Claro que isso nem sempre dava certo.

Meu ingresso saiu por 600 rúpias. Algo em torno de R$ 30,00

image1

Ele preencheu o recibo e eu entrei. Sem limitação de horas, sem guias, sem orientações e nenhuma pessoa me vigiando por lá.

Assim que eu entrei, eu vi um pequeno grupo de mulheres, talvez 10. Elas eram todas do Canadá e também estavam por alí curiosas e fotografando de tudo. Logo me dispersei do grupo e passei a explorar o ambiente por conta própria.

2017-11-14 12.04.06

Para mim, mesmo não sendo um beatlemaníaco e não conhecer muito sobre a banda, foi uma experiência e tanto! Me peguei em vários momentos imaginando como teriam sido aqueles dias loucos com os Beatles por alí. Entrei em algumas dependências, salas e quartos e ficava paralisado por alguns segundos.

Acho que eu devo ter ficado por lá uns 40 minutos. Gravei alguns videos e é claro, fiz várias fotos. Confesso que me senti emocionado algumas vezes. “Eu estava alí mesmo?”

2017-11-14 12.45.59

2017-11-14 12.52.50

Aprendi que quando você viaja e visita alguns lugares especiais é preciso parar um pouco, sair do automático e viver aquele momento. E é um momento que nenhum video e nenhuma foto pode substituir.

Foi o que fiz por lá. Me sentei na entrada de algumas das varandas, toquei as paredes, senti o chão, me encostei nos muros. Pensava em um monte de coisas e ao mesmo tempo em nada. Queria só sentir e guardar aquele momento para sempre!

2017-11-14 12.50.56.jpg

Se um dia você for para Rishikesh eu recomendo! Visite o ashram dos Beatles!

Siga o Desviei da Rota!

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s