Buzine, por favor!

Se você acha o nosso trânsito caótico e barulhento, é porque você ainda não deu uma voltinha pelas ruas da Índia.

Quando falamos em Índia é até um clichê já imaginarmos o trânsito caótico e sempre uma multidão de pessoas pelas ruas. Era essa a ideia que eu tinha do país.

Assim que desembarquei em Nova Delhi e ainda dentro do aeroporto esperando a bagagem, logo me veio essa imagem. E la fora?

Até pensei que não deveria ser tudo isso que falavam. Talvez fosse um exagero de reportagens, das revistas ou documentários que eu já tinha visto. Digo isto porque o aeroporto de Indira Gandi é simplesmente lindo. Muito melhor que os nosso aeroportos. É grande, organizado, moderno e… limpo.

Eu estava ansioso para pisar literalmente na Índia.

Assim que coloquei a cabeça para o lado de fora do aeroporto, não me decepcionei.  Era uma buzinança sem fim! Para todos os lados!

Para muitos turistas que chegam na Índia, a primeira impressão é péssima. Muita gente, carros e animais de todos os planetas estão alí juntos! O nível de poluição é alarmante! A cidade é cinza. Muitas pessoas tossindo. No período em que estive por lá, a poluição atingiu altíssimos índices e era manchete de jornais e programas de televisão como um dos mais altos do mundo.

A Índia possui mais de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes.

2017-11-12 13.20.48

Muitos carros, pessoas e até animais disputam o mesmíssimo espaço. Se no início você acha aquilo tudo muito caótico, com o passar dos dias você começa até acreditar que existe uma certa harmonia em toda aquela desordem. Apesar de tudo, aquela bagunça toda flui de uma maneira até coesa.

Os indianos estão acostumados a buzinar antes mesmo de fazer qualquer manobra.

Diferente do Brasil, onde a buzina é encarada como uma ofensa, na Índia eles simplesmente buzinam para dizer que estão passando, buzinam para as vacas, buzinam para mostrar que as buzinas funcionam.

2017-11-17 14.07.05

Alguns tuk tuks e rickshaws são equipados com duas buzinas. Uma elétrica e uma manual que pode ser acionada do lado de fora. Uma mão no volante e a outra na buzina sem parar.

Na Índia existe a crença e a tradição de que buzinar é fundamental para o que o trânsito funcione. E toma buzina!

De tuk tuks à caminhões, carros e rickshaws. Todos buzinam porque estão passando. E toma buzina!

horn please

blow horn

Em veículos é possível ler em seus parachoques e traseiras os dizeres: “Horn please”, “Buzine, por favor” e até “Blow Horn”, que seria um “Soca a buzina”

Praticamente não existem leis de trânsito na Índia. Todos fazem a sua própria lei. Trafegam em todas as direções possíveis e Shiva se encarrega do resto!

Para atravessar uma rua na Índia também pode ser uma aventura daquelas. Não adianta esperar o carro parar para você passar. Pode tirar o cavalinho da chuva que eles não vão parar. Também não existe uma obediência à semáforos, faixas e calçadas.

2017-11-08 17.30.35

Algumas vezes eles pode até parar para a vaca passar. Mas não vão parar para você.

Quer atravessar? Simplesmente segura nas mãos de Shiva e vá! Ou seja, a regra é não ter regras.

2017-11-12 17.40.23

Vale a lei do mais esperto, mais ligeiro ou quem buzinou primeiro. As motos carregam três, quatro, cinco e até seis pessoas. Sempre caberá mais um!

Os carros possuem retrovisor e cintos de segurança, mas eles não usam.

Tive muitas vezes que disputar a calçada com motos ou me espremi em ruas apertadas para esperar passar um tuk tuk ou uma vaca. Na Índia é assim.

2017-11-11 09.36.09

Eu presenciei alguns motoristas passarem em ruas vazias (o que é bem raro na Índia) e buzinarem mesmo assim.

Se você está parado em um sinal vermelho, os motoristas atrás de você estarão buzinando sem parar. Sem necessidade alguma!

O trânsito na Índia faz qualquer sexta-feira em véspera de feriado aqui no Brasil, parecer uma bobagem. A Índia é exatamente como eu imaginava. Talvez até um pouco mais. E eu adorei tudo isso!

Por Marcos Galinari http://www.instagram.com/marcosgalinari

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s