One photo Sr!

Já pensou em ser parado nas ruas com um pedido para ser fotografado e até para dar alguns autógrafos? Em alguns lugares da Índia é assim!

O indiano adora fotografar e ser fotografado! É muito comum você ser abordado e receber um pedido para tirar foto de você e com você.

E os pedidos são os mais inusitados possíveis! Eu tirei fotos com recém-casados, famílias inteiras, motoristas de tuk tuk, grupos de estudantes, comerciantes e até segurando bebês!

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.30.34

Muitas vezes ficam te encarando sem coragem para pedir uma foto e até mesmo pegam o celular e ficam meio de ladinho disfarçando e tentando fazer uma selfie com você ao fundo. Quando percebem que você está de olho, ficam super sem graça.

Às vezes são tímidos e demoram um pouco para se aproximarem mas, assim que um primeiro toma a iniciativa, muitos outros também se encorajam e chegam até a fazer pequenas filas. O jeito é levar numa boa e não se estressar.

Em pontos turíscos na Índia isso acontece ainda em maior número. O indiano é um povo que adora viajar e viaja muito dentro do seu próprio país.

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.29.50

Nestes lugares existem muitos fotógrafos, que ficam alí com as suas câmeras prontinhas e a postos para o que der e vier.

Eles também pedem para tirar uma foto sua. Às vezes nem vão te cobrar por isso. Mas, sabe o que é o mais engraçado? Você pode passar outro dia alí e ver a sua foto exposta como se fosse um cartão postal. O mais engraçado ainda? Que muitos indianos vão comprar a sua foto como se fosse uma lembrança, um souvenir.

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.31.12

Se você está turistando pela Índia, estes pedidos de fotos podem ser bem divertidos e uma forma bacana de interagir com o povo indiano. Para as mulheres, a minha dica é: TOMEM CUIDADO!

Os homens indianos muitas vezes (não quero generalizar) tem a ideia de que mulheres turistas são “fáceis” e até usam roupas decotadas para “provocar”, etc. É um povo machista, sim!

Caso você seja abordada por famílias, tudo bem fazer a foto. Mas se for um homem apenas, ou grupo de homens, este simples pedido para fazer uma foto pode esconder “segundas intenções”.

Muitos se aproveitam deste momento para “tocarem” as mulheres, para abraçarem.

Na Índia para uma grande aglomeração bastam alguns minutos. Juntam dois, três e quando você menos espera pode estar cercada por muitos homens.

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.29.37

Se você perceber algo estranho ou mesmo se não estiver a fim de tirar a foto, simplesmente diga que não quer.

E, se for fazer a foto, a regra é: “No touch”, “Sem tocar”!

Alguns até usam estas fotos para publicarem em suas redes sociais e saem dizendo que é a sua nova namorada ou nova esposa.

Nunca entregue a sua câmera ou celular! Aconteceu comigo. Estava em um vagão de trem e já próximo da minha estação. Fiz uma foto com um grupo e um deles pegou o meu celular para ver a foto. No início não vi problema algum, mas todos queriam ver a foto e o celular foi passando de mão em mão. Eu estava longe do meu vagão, ainda precisava pegar a minha bagagem e não conseguia recuperar o meu aparelho. Quase perdi a estação!

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.32.14

Um comportamento típico do indiano, que para nós pode parecer muito estranho, é se tornar “amigo” em poucos segundos. Instantes depois de fazer uma foto eles querem o seu número de WhatsApp ou o seu Facebook. Aconteceu comigo algumas vezes.

Vários garotos insistiam em pegar o meu número. Todos eles queriam fazer o mesmo e tive que dispensá-los.

Na maioria das vezes, eles só querem fazer uma foto mesmo. Ficam felizes, se divertem, riem uns para outros e continuam o seu caminho.

O indiano é muito curioso em relação à outras culturas e isso muitos vezes pode até causar um grande desconforto para um ocidental. Você pode ser parado nas ruas para responder coisas como: quanto você ganha, se você mora com a sua sogra, quantos banheiros tem na sua casa ou, simplesmente, ele começa a te encarar sem parar.

Mesmo que você perceba que ele está te encarando e você encarar de volta, ela não vai deixar de “desencarar”. Simplesmente acostume-se.

No final das contas pode ser uma grande diversão! Sorria, você será fotografado!

Por Marcos Galinari http://www.instagram.com/marcosgalinari

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s