Lambe Lambe nas ruas da India

Lambe Lambe nas ruas da India

Quer saber umas das coisas mais legais que eu fiz na Índia? Foi ser fotografado por um lambe-lambe em uma rua de Jaipur.

“Hello! Excuse me! Old camera!” É assim que Mr Tikam Chand vai chamando a atenção de todos que passam por uma rua movimentada da cidade de Jaipur, capital do Rajastão.

Mr Tikam Chand é um daqueles casos de família onde o negócio é passado de pai para filho por gerações. Sua câmera, uma Carl Zeiss, é praticamente uma atração turística. E acreditem, tem pra lá de 150 anos!

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.59.08

O avô de Tikam, a quem ele se refere como Pahari Master, era o fotógrafo real do marajá de Jaipur no século XIX.

Esta câmera já passou por três gerações e está em suas mãos desde 1977.

E uma outra curiosidade é que esta mesma câmera já esteve presente na produção de vários filmes de Bollywood. Um pedaço da história está alí, bem na sua frente!

O equipamento é coberto por um pedaço velho de couro. Os tripés são apoiados por pedras e tijolos.

Mr. Tikam é cuidadoso. Ele coloca você sentadinho em uma velha cadeira, vira sua cabeça pra lá e pra cá para encontrar, acredito, seu melhor ângulo. Arruma suas costas, levanta o seu queixo e vira mais uma vez a sua cabeça.

Dá a ordem para que você não se movimente! Você fica nesta mesma posição, que não é muito confortável, por alguns minutos. Mr Tikam sabe o que está fazendo. Tudo o que ele quer, é que você saia “bem na foto”.

São oferecidos três formatos de impressões. A pequena, a média e a grande. Eu escolhi a pequena, e custou por volta de 250 rúpias.

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.58.46

Todo o processo não demora mais do que uns quinze minutos. Primeiro ele faz a foto, tem todo um processo químico e a revelação é feita em um baldinho na calçada.

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.59.19

Captura de Tela 2018-04-12 às 12.59.38

Em um tempo tão imediatista em que vivemos, Mr Tikam é um verdadeiro artista analógico presente em uma era digital.

E o resultado é espetacular! A entrega da foto é feita enroladinha em um pedaço de folha de jornal.

image1

image2

Uma volta ao tempo e uma lembrança autêntica. Que fica para sempre!

Por Marcos Galinari – fotógrafo, videomaker e documentarista // www.instagram.com/marcosgalinari

Quer saber um pouco mais como foi essa sessão de fotos? Eu viz este video abaixo! Aproveita e faça a sua inscrição no meu canal!

 

 

desvieidarota

Olá! Que bom que você veio! Sou Marcos Galinari, fotógrafo, videomaker, documentarista e apaixonado por contar histórias! Todo mundo já deve ter ouvido falar de uma das 7 maravilhas do mundo ou de um roteiro turístico pra lá de deslumbrante não é mesmo?! Mas, o que acontece quando você literalmente desvia da rota e vai além do cartão postal? Com certeza muitas descobertas e grandes experiências! E é este o meu objetivo por aqui. Dividir com vocês muito mais do que dicas de viagens e turismo. Eu quero, através do "Desviei da Rota", poder inspirar as pessoas através das minhas viagens. Vem desviar da rota comigo!

Deixe uma resposta