Curiosidades sobre o banheiro indiano

Curiosidades sobre o banheiro indiano.

Uma das primeiras perguntas que te fazem quando você chega da Índia é: E o banheiro?

Não tinha privada mesmo? Como você se limpou se não tinha papel higiênico? E portas? Tinham portas nos banheiros?

O banheiro, eu posso garantir, é um dos choques culturais para quem chega na Índia. Apenas um deles! E talvez até o mais temido deles!

Existem sim banheiros iguais aos nossos, mas esteja preparado para alguma eventualidade. Viajando de trem, por exemplo, algumas vezes você vai ver duas plaquinhas. Uma sinalizando “Western Style”, estilo ocidental – que é o nosso. E outro com um “Indian Style”, estilo indiano. Ou, simplesmente, “Toilet”. Sem privadas. Sem papel higiênico.

Ainda tem uma versão híbrida. Você pode escolher se vai ficar sentado ou acocado. Usei um assim em Dubai. Escolhi o modo acocado, para ir “entrando no clima”.

2017-11-06 07.07.05

Mesmo com a sinalização “Western Style” e “Indian Style”, todas as vezes que eu fui usar um banheiro no trem, nenhum deles tinha privada. E com aquele chacoalhar todo você tem que tomar muito cuidado para não escorregar ou cair algum pertence seu dentro do buraco.

É comum você viajar de trem e ao chegar nas estações pela manhã, se deparar com homens e mulheres agachados. Não, eles não estão meditando e muito menos estão fazendo alguma posição de yoga. Acreditem, mais da metade da população indiana se alivia nas ruas mesmo.

2017-11-02 14.00.51

2017-11-03 16.45.11

O indiano fica acocado o tempo todo. Enquanto espera um freguês na lojinha, vendendo seus produtos na lojinha, dando uma cochiladinha, batendo um papo com os amigos, tomando um chai ou vendo a vida passar.

E bota força nessas coxas!

2017-11-05 09.09.28

Países árabes e asiáticos utilizam as chamadas privadas turcas. Um buraco revestido de louça com dois apoios para posicionar os pés. O número dois é feito de cócoras e não sentado.

Mas, como é que se usa um banheiro assim? Você primeiro procura encaixar os pés para se apoiar e não escorregar e depois é só ficar de cócoras. Para urinar os homens levam vantagem.

Vale dizer que o indiano não usa papel higiênico. A limpeza é feita com as mãos, ou melhor, com a mão esquerda somente. A mão direita o indiano usa para se alimentar, enquanto que a esquerda, por motivos óbvios, é considerada impura.

O papel higiênico na Índia tem a mesma utilidade que um aparelho de videocassete nos dias atuais. Ninguém usa!

E como você se limpa? Com água mesmo! Você sempre vai encontrar um balde e uma canequinha no banheiro. Pelos meus cálculos, você deve utilizar pelo menos um litro d’água! Mas é claro que isso não é uma regra, vai depender muito do serviço feito.

É comum você estar do lado de fora de um banheiro esperando a sua vez e ouvir uns chap, chap, chap de algumas pessoas se lavando.

Para secar é mais simples ainda. Seca ao natural.

Em alguns lugares da Índia onde a água é escassa eles fazem a higienização esfregando a mão em areia ou cinzas.

Os banheiros indianos, na maior parte das vezes, também possuem portas.

Médicos e especialistas garantem que fazer cocô de cócoras é o jeito mais saudável e o mais recomendado, pois é a posição mais comum e natural para os seres humanos.

Você volta com  muitas experiências da Índia e claro, o seu nº 2 que nunca mais será igual!

Por Marcos Galinari – fotógrafo, videomaker e documentarista // www.instagram.com/marcosgalinari

 

desvieidarota

Olá! Que bom que você veio! Sou Marcos Galinari, fotógrafo, videomaker, documentarista e apaixonado por contar histórias! Todo mundo já deve ter ouvido falar de uma das 7 maravilhas do mundo ou de um roteiro turístico pra lá de deslumbrante não é mesmo?! Mas, o que acontece quando você literalmente desvia da rota e vai além do cartão postal? Com certeza muitas descobertas e grandes experiências! E é este o meu objetivo por aqui. Dividir com vocês muito mais do que dicas de viagens e turismo. Eu quero, através do "Desviei da Rota", poder inspirar as pessoas através das minhas viagens. Vem desviar da rota comigo!

One thought on “Curiosidades sobre o banheiro indiano

Deixe uma resposta