Comidinhas de rua na Índia

Publicado por

Muitas cores, temperos, aromas e sabores únicos. Que a culinária indiana é uma verdadeira viagem gastronômica todos nós sabemos mas, e as comidinhas de rua?

Dá para arriscar? Sim, mas com ressalvas!

2017-11-05 15.45.56

É preciso tomar cuidado para não pegar uma intoxicação alimentar, diarreias ou simplesmente passar mal mesmo. Além da falta de higiene em muitos lugares, os alimentos são bem apimentados e os temperos são bem fortes.

Captura de Tela 2018-04-20 às 21.55.04

Eu confesso que não me arrisquei muito não. Muitos vendedores ambulantes e comerciantes que preparam esses alimentos não dão a mínima para higiene.

As mesmas mãos que limpam a calçada, preparam o lanche, carregam um monte de coisas e por aí vai. Agora vamos concordar com uma coisa, isso não é exclusividade da Índia. Falta de higiene com alimentos acontece em qualquer lugar do mundo.

Talvez em alguns, isso seja mais evidente.

2017-11-17 14.36.27

Viajar pela Índia é uma viagem literalmente. É preciso estar sempre atento e tomar alguns cuidados básicos para não estragar o passeio e, ao invés de visitar algum templo ou o Taj Mahal, parar no hospital. Que certamente não deve ser um passeio muito agradável.

Captura de Tela 2018-04-20 às 21.55.59

2017-11-17 14.36.29

Eu andava o tempo todo com um frasquinho de álcool em gel na minha mochila. Limpava minhas mães antes de comer, depois e de vez em quando. Tive a sorte ou o cuidado de não passar mal nenhum dia por lá.

Beber água somente de garrafa mineral e sempre observando se o lacre estava intacto e se não havia sido violado.

2017-11-17 14.05.49

Captura de Tela 2018-04-20 às 21.48.50

Mergulhar na cultura local e provar de tudo um pouquinho é sempre o que eu procuro fazer em minhas viagens, mas confesso que em alguns lugares não dava mesmo para encarar. As comidas eram preparadas bem ao lado do esgoto, sem cuidado algum.

Este era o tipo de aventura que eu não buscava de jeito nenhum.

É bem comum as porções serem servidas em folhas de jornal. Se você não vê problemas, vá em frente e seja feliz.

Captura de Tela 2018-04-20 às 21.50.02

Uma curiosidade é que eles vendem muita pipoca nas ruas também. Você pode comprar para você, para dar aos macacos ou como oferendas para os deuses hindus.

De qualquer forma, sempre haverá um risco. Mesmo comendo em restaurantes bonitinhos e considerados limpos. Acho até que o restaurante trás um ponto negativo.

É que lá você não consegue ver a preparação do prato, enquanto que na rua você vê o camarada fazer bem alí na sua frente.

Talvez você não consiga evitar um piriri na Índia, mas com certeza a experiência será incrível.

Por Marcos Galinari – fotógrafo, videomaker e documentarista // www.instagram.com/marcosgalinari

Eu gravei um video na Índia falando um pouquinho mais sobre o que comer e o que não comer por lá!

 

Mais comidinhas de rua na Índia:

Deixe uma resposta